Aprenda a fazer café moccha

Aprenda a fazer café moccha

O café mocha (pronuncia-se “moca”) é uma variação de bebida à base de café, inspirado na bebida de café Bicerin Turim.
É feito a base de um terço de café espresso, um terço de leite vaporizado e um terço de chocolate em pó ou calda, tanto do chocolate amargo quanto a versão ao leite. Também pode ser chamado pelo “nome completo” mochaccino.
O friozinho do inverno pede, além de roupas quentinhas e horas debaixo das cobertas lendo um bom livro ou assistindo a um filme, comidas e bebidas que nos mantenham aquecidos. Um bom café, por exemplo, é sempre bem-vindo. Se for diferente do cafezinho de todo dia, então, melhor ainda.
O mocha é uma variação do capuccino que leva um pouco de chocolate. Originalmente, ele é feito com café espresso. Porém, como nem todo mundo dispõe de uma máquina de espresso em casa, é possível fazer a receita substituindo-o por café solúvel.

Receita:

Você vai precisar de partes iguais de café espresso (ou solúvel), leite, espuma de leite para cappuccino e creme de chocolate. Para uma só pessoa, 50 ml de cada deve ser o suficiente. Depois é só misturar em uma caneca o espresso, o leite e o chocolate. Coloque a espuma por cima dessa mistura, decorando com chantilly ou canela. Para deixar o seu mocha com aquela cara de que foi feito por um barista profissional, coloque-o em uma taça hot drink sobre uma calda de chocolate. Fazer a calda é simples também: misture cinco colheres de chocolate em pó a nove colheres de água e leve ao fogo até ferver.

Curiosidade:

Mocha é uma cidade  do Yêmen que fica na costa do Mar Vermelho. A cidade é, desde o século XV, uma grande exportadora de café, sendo que a especialidade local são os grãos com um gosto achocolatado. É por este motivo que o café misturado ao chocolate foi chamado café mocha.