Capuccino italiano

Capuccino italiano

É uma bebida preparada com café espresso e leite. Um cappuccino clássico é preparado com um  terço de café espresso, um terço de leite vaporizado e um terço de creme de leite vaporizado. Variações populares do cappuccino como o café latte e o macchiato consistem basicamente na alteração dessas proporções. O uso de chocolate em pó no cappuccino é uma prática comum no Brasil, mas não faz parte da receita tradicional.
Além da qualidade do café espresso, o elemento mais importante para a preparação do cappuccino é a textura e temperatura do leite. Quando um barista vaporiza o leite para o cappuccino, cria uma "microespuma" ao introduzir pequenas bolhas de ar no leite, conferindo a ele uma textura aveludada, cremosa e brilhante, sem, no entanto, deixá-lo com bolhas na superfície (removidas após a vaporização, ao bater a leiteira em uma superfície sólida).
Em muitos lugares, baristas mais experientes criam desenhos e formas ao verter o leite vaporizado no café expresso, técnica conhecida como latte art.