Vêneto, na Itália, quer certificar receita do tiramissu

Vêneto, na Itália, quer certificar receita do tiramissu

O governador da região do Vêneto, Luca Zaia, quer que o doce italiano tiramissu, de Treviso, seja reconhecido como especialidade regional garantida (STG, na sigla em italiano).

A decisão do governador teve repercussão na imprensa britânica.

O jornal "The Guardian", na sua versão on-line, dedica uma matéria ao assunto escrita pelo correspondente em Roma, Tom Kington, com o titulo "Salvem o tiramissu".

O jornalista recordou as mil versões do doce italiano presente em vários países, em particular a com morangos (uma das mais difundidas no Reino Unido) e comparou o doce com outros produtos italianos que, por causa da falta de cuidados, foram copiados nos mercados mundiais e viram sua fama sendo desacreditada por imitações vulgares.

O tiramissu original é feito com bolachas champanhe, queijo mascarpone, zabaione e café.

"O tiramissu corre o risco de ter muitos pais e muitas versões que não fazem justiça à decisão com a qual foi elaborado e à criatividade dos locais onde nasceu", afirmou Zaia em entrevista ao jornalista britânico.

Já Carlo Campeol, filho de Alba, a cozinheira que entre os anos 1960 e 1970 inventou o doce na localidade de Treviso, norte da Itália, critica as pessoas que mudam a receita do tiramissu com ingredientes como morangos ou licores.

"Aquele não é tiramissu, devemos classificar os ingredientes para impedir que o estraguem para sempre", disse ele.

Por sua vez, o jornal "Daily Telegraph" trata do assunto com a matéria "Treviso reivindica o tiramissu", assinada pelo correspondente em Roma, Nick Squires.

Depois de recordar os ingredientes da receita, o jornal cita o governador do Vêneto. "Apresentaremos em breve um documento para conseguir a certificação de que o tiramissu é um doce típico da região também como forma de combater as várias e muitas imitações", afirmou Zaia.

RECEITA

Ingredientes
3 ovos separados
1 xícara (chá) de mascarpone
12 unidades de biscoitos tipo champanhe
3 colheres (sopa) de açúcar
cacau em pó a gosto

Modo de preparo
Bata o açúcar com as gemas em banho-maria

Adicione o mascarpone e bata com o fuet

Separadamente, bata as claras em neve

Misture delicadamente a clara com os outros ingredientes

Molhe os biscoitos cortados ao meio no café

Em um recipiente, intercale camadas do biscoito e do creme

Peneire cacau em pó sobre cada camada de creme