Arquitetos transformam antiga catedral em moderna biblioteca

Arquitetos transformam antiga catedral em moderna biblioteca

Se para algumas pessoas, a leitura não passa de uma oportunidade pra relaxar, para outros ela é uma experiência, uma forma de mergulhar num mundo à parte e ficar por lá levitando. Para os apaixonados pelos livros, a cidade de Zwolle, na Holanda, virou lugar de culto. Lá nasceu, há poucos meses, a Waanders in de Broeren, uma biblioteca feita dentro de uma igreja dominicana do século XV.

O escritório BK. Architecten foi encarregado de transformar o interior do edifício de 547 anos, mas respeitando suas formas e construções originais. O trabalho deles foi incrível – os vitrais, os arcos e as pinturas de teto, por exemplo, se mantiveram intactos, e até as cores dos materiais de construção utilizadas seguiram a paleta de cores existente na catedral. Na verdade, todo o espaço foi pensado para poder ser removido um dia, caso seja necessário o lugar voltar à sua concepção original.

Esse é um exemplo do movimento que temos observado em diversos países, com o declínio da dominação das igrejas. Como muitas pessoas hoje em dia entenderam que para buscar a espiritualidade não é preciso estar necessariamente dentro de uma igreja, várias delas têm perdido fiéis ao redor do mundo. O resultado? Estão sendo transformadas em espaços muito úteis para as comunidades, como escolas, bibliotecas, espaços de trabalhos comunitários, entre outros.

Adoramos como esse espaço ficou depois do trabalho dos arquitetos, olha só: