Projeto O Sonho é Meu

Projeto O Sonho é Meu

A leitura na vida de uma criança pode mudar seu mundo! Ler histórias desenvolve o raciocínio, estimula a criatividade e amplia os horizontes. As crianças precisam sonhar e imaginar um mundo melhor. E os livros são uma ótima maneira de conseguir isso. E a parte mais encantada de toda essa história é poder entrar num universo cheio de livros e descobrir que, por meio deles, é possível viajar para qualquer lugar. Foi pensando nisso que a Espaço União Livraria & Café criou o projeto social “O Sonho é Meu”, com o objetivo de trazer para o ambiente dos livros crianças de escolas da rede municipal de ensino de Jaú e promover o interesse pela leitura, proporcionando ainda um dia de descobertas, aprendizado, educação, entretenimento e lazer.

Por que crianças de escolas públicas? Porque a maioria não conhece uma livraria e tem menos oportunidades de ter acesso ao universo da cultura.

A ideia do projeto é reunir uma vez por mês na Espaço União, no Jaú Shopping, crianças com idades entre 7 e 11 anos de escolas municipais para uma manhã de novas experiências, leitura, cultura, educação e entretenimento. Por um período de aproximadamente uma hora, essas crianças terão atendimento exclusivo da equipe da Espaço União envolvida no projeto e, ao final da visita, levarão um livro de presente com a orientação de que aquele livro pode ser lido por muitas outras crianças, incentivando, assim, a troca de livros com os colegas da escola.

"O Sonho é Meu" teve total apoio e colaboração da secretária de Educação de Jaú, Daltira Maria Castro Piragine Tumolo.

O projeto teve início em março de 2015 e este ano deverá atender a 9 escolas. Em 2016, pretende abranger todas escolas da rede municipal de ensino e no período de 4 anos a ideia é fazer com que todas as crianças em idade de alfabetização de Jaú passem pela livraria pelo menos uma vez ao ano.