O Sonho é Meu

A leitura na vida de uma criança pode mudar seu mundo! Ler histórias desenvolve o raciocínio, estimula a criatividade e amplia os horizontes. As crianças precisam sonhar e imaginar um mundo melhor. E os livros são uma ótima maneira de conseguir isso. E a parte mais encantada de toda essa história é poder entrar num universo cheio de livros e descobrir que, por meio deles, é possível viajar para qualquer lugar. Foi pensando nisso que a Espaço União Livraria & Café, localizada em Jaú, interior paulista, criou o projeto social “O Sonho é Meu”, com o objetivo de levar para o ambiente dos livros crianças de escolas da rede municipal de Jaú e promover o interesse pela leitura, proporcionando ainda um dia de descobertas, aprendizado, educação, entretenimento e lazer. Lançado em março de 2015, o projeto já envolveu mais de 200 crianças.

Pelo menos uma vez ao mês, alunos de escolas municipais com idades entre 7 e 11 anos são convidados para uma manhã de novas experiências, leitura, cultura, educação e entretenimento na livraria, localizada no Jaú Shopping. Por um período de aproximadamente uma hora, recebem atendimento exclusivo da equipe Espaço União envolvida no projeto, tomam café da manhã reforçado e, ao final da visita, levam um livro de presente com a orientação de que aquele livro pode ser lido por muitas outras crianças, incentivando, assim, a troca de livros com os colegas da escola.

Em 2016 o projeto pretende abranger todas escolas da rede municipal de ensino de Jaú e no período de 4 anos a ideia é fazer com que todas as crianças em idade de alfabetização da cidade passem pela livraria pelo menos uma vez ao ano.

A secretária de Educação de Jaú, Daltira Maria Piragine Tumulo, que esteve presente no lançamento do projeto junto a diretores e coordenadores de escolas da rede municipal, ficou surpresa com a iniciativa. "O que mais me sensibilizou quando a Cibele (Cibele Mazzei – proprietária da livraria) apresentou o projeto foi que ela percebeu a importância de propiciar ao aluno da escola pública a vivência dentro de uma livraria, com o objetivo de desenvolver o gosto pela leitura, aguçar sua curiosidade e permitir que ele perceba a facilidade do acesso nesse ambiente. E mais... que ele tenha um sonho e perceba que é possível realizá-lo".

E completou: "O projeto veio na hora certa. O que mais nos agrada é que esse projeto se estenderá a toda a rede municipal. A meta é garantir que, até o fim do ano que vem, todas as crianças das escolas municipais tenham a possibilidade de viver essa experiência tão rica, que está muito próxima dos sonhos. Eu desconheço a existência de outro projeto semelhante em Jaú. A Espaço União está de parabéns".

Cibele Mazzei disse ter realizado um sonho com o lançamento de “O Sonho é Meu”: "Eu sempre quis desenvolver algo que envolvesse crianças. A Espaço União foi idealizada não só com a finalidade comercial, mas do desejo de ajudar a  transformar pessoas, de mostrar, principalmente para crianças, que elas podem mudar seu mundo por meio da leitura", declarou.

O projeto contou com a participação da estudante de psicologia Danielle Aleixo, que é livreira na Espaço União e também é quem conduz a dinâmica com as crianças durante os eventos.

 

Sobre a Espaço União Livraria & Café

 

Localizada em Jaú, cidade do interior paulista cujo desenvolvimento urbano, social e econômico no século 19 foi patrocinado pela cultura do café, a Espaço União é um misto de cafeteria gourmet e livraria. O clima de aconchego da casa, os eventos culturais, o atendimento diferenciado dos livreiros e o melhor café da região atraem tantos clientes, que o local se tornou ponto de encontro de intelectuais e apreciadores de café de paladares mais apurados. Os frequentadores habituais da cafeteria podem optar por diversos tipos de preparo, entre eles espressos e coados à mesa. Para quem busca uma happy hour, a casa oferece carta de vinhos, cervejas artesanais e drinques, a maioria criada pelos próprios baristas. A livraria possui mais de 30 mil títulos e sessões de apoio como as butiques de papelaria, informática e bolsas. Jornais e revistas também fazem parte desse mix. O ambiente é climatizado, com conexão wi-fi, o que torna o local propício para reuniões de trabalho. O empreendimento, inaugurado em novembro de 2010, fica no piso térreo do Jaú Shopping.