Perfil do leitor brasileiro

Perfil do leitor brasileiro

Pesquisa encomendada pela Fundação Pró-livro e pelo Ibope Inteligência revelou um dado preocupante: o número de leitores no Brasil caiu 9,1% em quatro anos, enquanto a população cresceu 2,9% no período. Os brasileiros estão cada vez mais trocando o hábito de ler livros, jornais, revistas e textos na internet por atividades como ver televisão e navegar na rede por diversão.

O estudo (Retratos da Leitura no Brasil edição 2012) revelou queda no número de leitores no país de 95,6 milhões em 2007 para 88,2 milhões em 2011.

Sabe qual é a média de livros que o brasileiro lê por ano? Apenas 4. Em contrapartida, o mercado editorial no Brasil continua crescendo. O resultado poderia ser visto como incoerência estatística ou reflexo do aumento do consumo provocado pelo fetichismo da mercadoria, ou seja, comprar um livro apenas para tê-lo. Outro dado bastante preocupante da pesquisa é o índice de brasileiros que não frequentam bibliotecas e livrarias. No país, 73% -incluindo estudantes de ensino superior- nunca entraram em uma.

Os brasileiros que não leem alegam desinteresse ou falta de tempo.

E o que fazer para aproximar o cidadão do livro? Como cativar leitores?

Para incentivar a leitura, é preciso que livros sejam incorporados aos interesses das pessoas, é preciso incentivar não só crianças e jovens, mas também adultos. Oferecer situações diversas ligadas ao livro, como promover contação de histórias e encontros de escritores, são ações que resultam na criação de novos leitores. E a livraria Espaço União tem em sua história ações transformadoras e formadoras de leitores. Com um conceito pioneiro na cidade, a livraria está desenvolvendo novos projetos com o objetivo de cumprir seu papel de estimular a leitura, o respeito ao livro, às histórias, à cultura e formar indivíduos leitores, ações essas que têm efeito direto nas famílias.

Não tem o hábito de leitura? Comece hoje, mergulhe no universo do livro e não pare nunca mais!!